quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Amor e Renúncia - um pequeno relato sobre o texto "O Fim de Nós".

Cresci ouvindo sobre as contradições do amor. E confuso fiquei ao me deparar com as variedades do amar, afinal, me aconselharam a não ter medo, pois era o que havia de mais bonito entre os homens. Ao mesmo tempo, alertaram-me, e me pediram que tomasse cuidado, já que era perigoso, traiçoeiro, involuntário. E somente o tempo, dono da paciência, tão discreto em sua demorada beleza, seria capaz de amansá-lo e fazê-lo passar.
O que não significa que ele iria embora sem deixar suas marcas, algumas um tanto leves, e outras, profundas, internas, carnais.
Mas aprendi também que você pode fazer suas próprias escolhas, e que liberdade não tem a ver com fazer o que quiser, e sim, arcar com as conseqüências dos seus atos, ter a responsabilidade da sua vida. Ser dono do próprio nariz.
Quase sem perceber, como se me deixasse levar, me endireitei no caminho que me levou a amar. Livremente. Tão livremente que me permitiu, quando julguei necessário, renunciar.
Sabe aquela história de “Amor e Renúncia”? Com o tempo aprendi que às vezes é melhor abdicar de alguns desejos, livrar-se do peso de alguns caprichos, da falta de sorte de outros amores. Renunciar é desistir, esperar que o tempo cure todas as feridas ao invés de lutar e saber que nunca irá vencer, que sua paz não voltará tão cedo, ou que nunca receberá um troféu pela sua vitória ou muito menos um prêmio de consolação pela derrota. Consolar-se por si só já é perder pra alegria, pra vida.
Renunciar... não foi um verbo que apliquei muitas vezes na minha história.
Uma escolha difícil, diga-se de passagem, custei a conjugar:
Eu renuncio.
Mas foi a última cartada, afinal, amor não é doença que se cura com remédio, nem equação de matemática, que se apaga com a borracha.
E definitivamente, renunciar foi a melhor escolha.
E não fui covarde. Pois desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa amiga essa texto é INCRIVEL!
Ahazou.

Fábio disse...

que coisa,,vc não foi covarde mesmo...confusa a vida néh.

Rick Bernas disse...

Todos meus textos falam por mim, mas Amor e Renúncia foi um grito deliberdade, uma explosão nada discreta. Foi o passo que faltava para um vida de incertezas, porém, leve, livre, sem peso na consciência.

jurolecat disse...

Não sei se foi coragem ou orgulho...Mas posso te dizer que amo....essa renuncia mesmo sem querer!!!!!